Biografia
No estado do Pará, em um jantar na casa de Kim Marques, companheiro de Joelma na banda Fazendo Arte, a cantora conhece Chimbinha, que seria produtor de seu disco solo. Depois de se conhecerem melhor, começaram a ter um relacionamento amoroso. Joelma estava de saída do grupo Fazendo Arte e indo rumo a carreira solo. Como produtores de seu disco estavam Kim Marques e Chimbinha que era muito conhecido na região por seus trabalhos como produtor e sua performance como guitarrista. Como o projeto do CD solo dificultaria o relacionamento do casal (pela distância decorrente da carreira solo que ambos tomariam), tiveram a ideia de formar uma banda, a Banda Calypso.
Volume 1
A Banda Calypso foi criada em 1999, na transformação do disco solo de Joelma no álbum Banda Calypso Volume 1. O começo da banda foi difícil pois, mesmo com a influência que Chimbinha exercia na música paraense, nenhuma produtora aceitou o convite de produzir o CD da nova banda.
Ao Vivo
O single Vendaval junto a outras músicas foram divulgados no Nordeste. Ao chegarem na região fizeram diversos shows que, além da de Joelma, tinha também a presença do cantor Dinho em palco. Dentre tantos show, um especial em Recife deu origem ao segundo álbum: Banda Calypso Ao Vivo. Com esse disco houve o aumento na divulgação pelo Nordeste e por demais regiões brasileiras.
A banda foi apoiada pelo Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, na qual trabalhava como animador e apresentador do programa Sabadaço. Neste programa a banda apresentou seu trabalho por diversas vezes, assim conquistando partes do país onde a banda ainda não tivera oportunidade de estarem presentes
O Ritmo Que Conquistou o Brasil!
Após o lançamento do disco Banda Calypso Ao Vivo, a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro disco, intitulado Banda Calypso Volume 3. As músicas que tiveram maior destaque entre coletâneas onde se reuniam diversas bandas foram as baladas românticas "Maridos e Esposas" e "Desfaz as malas"; porém os hits dançantes tiveram grande importância, dentre eles "Temporal", "Só Vai Dar Eu e Você" (música interpretada pelo cantor Dinho), "Príncipe Encantado" e "Chamo por Você".
Em 2003 a banda volta a Recife para participar da 1ª festa do São João da Capitá, que teve exibição na Rede Globo. Com músicas dos três discos lançados, o público participou do show do início ao fim, cantando e dançando todas as músicas.
Volume 4
A banda entra em estúdio para gravar seu quarto disco: Banda Calypso Volume 4, na qual foi concluído em menos de uma semana, com seu principal single "Pra Te Esquecer", e as baladas românticas "Imagino" e "Tic Tac", entre outros.
Ao Vivo em São Paulo
Ainda em 2003 foi gravado e lançado o primeiro DVD da banda em São Paulo na casa de shows Patativa, com um público de mais de 30 mil pessoas. No show a banda mostra o porquê de todo o sucesso e grande vendagem. O show foi lançado em CD e DVD com o título "Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo".
Volume 6
Em novembro de 2004 a banda lança o CD Banda Calypso Volume 6, com o hit "A Lua Me Traiu", neste CD também tem incluído uma faixa chamada "Minha Princesa", em que Yasmim chora antes do último refrão. Também houve em Goiânia um show em que Joelma levou uma sapatada e caiu desmaiada ao chão.[1]
[editar]Na Amazônia
Dando continuidade ao trabalho providenciaram ainda em 2004 a gravação do segundo DVD agora em Manaus que se chamaria Calypso na Amazônia. O show foi realizado no Centro de Convenções do Amazonas. A banda iniciava sua primeira turnê internacional no começo de 2005, passando por países como EUA, Itália, Portugal e Suécia.
Ao retornarem ao Brasil são convidados para estar pela primeira vez no Domingão do Faustão da Rede Globo.
A banda no final do ano chamava a atenção por ter quatro discos na lista dos 50 mais vendidos do brasil, e seus dois DVDs na lista dos 20 mais vendidos.[2]
[editar]Volume 8
É lançado em outubro de 2005 Banda Calypso Volume 8, com 17 músicas inéditas. Foi o disco mais vendido da banda até hoje, tem diversos sucessos, e sua repercussão em mídia foi muito forte. Trás uma nova banda, que tinha a responsabilidade de manter-se em divulgação após o sucesso do álbum anterior Na Amazônia.
[editar]Pelo Brasil
Em 2006 a banda volta com novos projetos, além da divulgação do Banda Calypso Volume 8 estavam em produção de seu terceiro DVD, que seria realizado numa turnê por cinco capitais brasileiras, que foram Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. A banda lançava mais uma coletânea "As 20+", que era um relançamento da coletânea anterior "Os Maiores Sucessos da Banda Calypso", com mais quatro músicas, "Pra te esquecer", "Imagino", "Fala pra mim" e "Paquera". Ainda em 2006 foram indicados ao Grammy Latino, pela produção do CD Banda Calypso Volume 8, concorrendo na categoria, Melhor álbum de música regional ou de raízes brasileiras, na qual a cantora Elba Ramalho conquistou o prêmio.[3]
No dia 5 de agosto de 2006 a banda encerra o quinto e último show do projeto "Calypso pelo Brasil" que foi realizado em Belém, no dia seguinte estavam no ginásio do Ibirapuera para o show doCriança Esperança la atuaram com a música "Isso é Calypso". Em setembro de 2006 lançam Calypso pelo Brasil. Logo apos o lançamento do DVD foram a Nova York participar do Brazilian Day, junto de grandes nomes da música brasileira como Sandy e Junior, Leonardo e Babado Novo numa apresentação para mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.
Volume 10
Após 6 meses do lançamento de "Calypso pelo Brasil", a banda lança seu décimo disco "Banda Calypso 10" com a participação de "Leonardo" e "Bell Marques", vocalista do "Chiclete com Banana", no disco também se encontra uma música composta por "Paulo Ricardo" chamada "Eclipse Total".
A banda foi convidada para participar da música "Pássaros Noturnos" no álbum Encontro de Viajantes de Zé Ramalho.
[editar]Ao Vivo em Goiânia
No final de 2007 foi gravado e lançado o CD/DVD Banda Calypso Ao Vivo em Goiânia. O show era composto de 16 músicas inéditas e apenas 4 sucessos do álbum Banda Calypso 10 foram colocados no repertório show. O disco teve mais destaque pelas músicas românticas, se destacaram entre elas Muito Além do Prazer e Doce Mel, em resultado disso em 2008 é lançado um disco acústico onde a banda quis explorar novos públicos e iniciar uma nova fase, esse álbum foi intitulado Banda Calypso Acústico, que trazia músicas inéditas e regravações de sucessos.
Em 2007, a banda Calypso e a dupla Zezé di Camargo & Luciano foram citados como os artistas mais ouvidos no país.[4]
Em 2008 a Banda Calypso participou do Estúdio Coca-Cola Zero, com a banda Paralamas do Sucesso, apresentando um show que misturou os estilos calypso e rock.
Além dos projetos no Brasil havia os projetos internacionais, em turnê pelos EUA a Banda Calypso gravou a música Acelerou em inglês que ficou intitulada "Accelerated My Heart". A Banda Calypso foi escolhida pelo público angolano para participar do projeto Dia da Amizade Angola Brasil, em parceria com aRede Globo a banda fez um show em Luanda, Capital da Angola, para 40 mil pessoas,[5] onde se apresentaram artistas angolanos e teve a banda como principal atração, o show teve intenções sociais e políticas de firmar a amizade entre ambos países.
Amor Sem Fim
Em 2009, a banda lançou Banda Calypso Amor Sem Fim Volume 13 e um DVD e CD promocional gravado em Recife. No final de 2009 a banda gravou um DVD de comemoração aos 10 anos de Banda Calypso, lançado em 2010.
[editar]Vem Balançar!
Em fevereiro de 2010, a banda Calypso participou novamente do Galo da Madrugada de Recife e em Março lançaram o álbum Banda Calypso Vem Balançar! (volume 14) que possui sucessos como Vem Balançar e Perdoa. Em agosto de 2010, foi lançando o álbum ao vivo Banda Calypso Ao Vivo em Recife que contém músicas do álbum anterior, porém,as músicas na versão Ao Vivo e três músicas inéditas como A Cura, Só Pra Mim (que é a versão português da canção Stand By Me) e Tá Metindo.
No final do ano de 2010 a banda fez shows pela Europa.
[editar]Uma década de banda
No mês de fevereiro a banda foi convidada para participar do carnaval pernambucano, arrastando cerca de 2 milhões de pessoas no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.[6]
Em 2009, no dia das Mães a Hipercard passa a ser a patrocinadora oficial da banda.[7] Joelma e Chimbinha receberam no dia 26 de outubro de 2009, em uma cerimônia na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco o Título de Cidadãos Pernambucanos concedido pelo Deputado Estadual Nelson Pereira do PCdoB. Em retribuição a banda gravou seu DVD de comemoração aos 10 anos no dia 6 de novembro de 2009, na área externa do Chevrolet Hall em Recife. O espetáculo contou com participações de artistas como Maestro Spok, Bruno & Marrone, Fagner e Voz da Verdade. O DVD foi lançado de forma simbólica no dia 14 de março de 2010 no Domingão do Faustão.[8]
[editar]Meu Encanto
Em Maio de 2011, é lançado o CD Banda Calypso Meu Encanto. O disco traz bastante ousadia em termos de variedade de ritmos, por que a banda misturou bastante ritmos como Zouk Africano, nas faixas "Isso Não é Amor" e "Sinônimo de Amor", e trouxe o Calipso com arranjos de sanfona, que um é instrumento mais conhecido pelo forró, na faixa "Ataque de Um Leão" e também uma mistura de sertanejo com balada românticas em "Meus Medos" e "Noite Fria Cama Vazia". Destaques para as faixas “Meu Encanto”, faixa que dá nome ao projeto, “Se Pedir um Beijo Eu Dou”, “Doa em Quem Doer”, “Entre Tapas e Beijos”, regravação da Calypso que abre a minissérie “Tapas e Beijos”, da TV Globo e "Não Posso Negar Que Te Amo", que traz a participação do rei do Brega, Reginaldo Rossi.
O álbum foi lançado oficialmente no dia 16 de maio de 2011 nas lojas. Na televisão, a banda lançou o álbum no dia 05 de junho de 2011, no programa Tudo é Possível, da rede Record, no mesmo dia, lançaram o single "Meu Encanto" e houve a primeira apresentação da música "Não Posso Negar Que Te Amo", com o Reginaldo Rossi presente, em um programa de TV.
.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário